PUBLICIDADE

Mundo

OMS pede a países que não atrasem reformas de preparação para próxima pandemia

22 mai 2023 - 12h03
Compartilhar
Exibir comentários

O chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu nesta segunda-feira aos países que realizem as reformas necessárias para se preparar para a próxima pandemia e honrar um compromisso anterior de aumentar o financiamento para a agência de saúde da ONU.

Em comentários na assembleia anual de saúde da OMS semanas após o fim do status de emergência global para a pandemia da Covid-19, Tedros Adhanom Ghebreyesus disse que é hora de avançar nas negociações para prevenir a próxima.

"Não podemos empurrar com a barriga", disse o diretor-geral da OMS em um discurso aos Estados membros da agência, alertando que a próxima pandemia está fadada a "bater à porta".

"Se não fizermos as mudanças que precisam ser feitas, quem fará? E se não fizermos agora, quando?".

A Assembleia Mundial da Saúde de 10 dias em Genebra, que coincide com o 75º aniversário do órgão, deve abordar os desafios globais de saúde, incluindo futuras pandemias.

Os 194 Estados membros da OMS estão atualmente negociando reformas nas regras vinculativas que fixam suas obrigações no caso de uma ameaça internacional de saúde e também estão elaborando um tratado pandêmico mais amplo que deve ser ratificado no próximo ano.

"Um compromisso desta geração (com um acordo pandêmico) é importante, porque é esta geração que experimentou o quão terrível um pequeno vírus pode ser", disse Tedros. Os países também devem abordar o orçamento da OMS para 2024-2025, que inclui aumentos nas taxas anuais dos países.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade