PUBLICIDADE

Mundo

Novo líder salvadorenho não convida colegas de Honduras, Nicarágua e Venezuela para posse

10 abr 2019 - 11h04
Compartilhar
Exibir comentários

O próximo presidente de El Salvador, Nayib Bukele, disse na terça-feira que não convidará os líderes de Honduras, Nicarágua e Venezuela para sua posse no dia 1º de junho depois de rotulá-los como governantes ilegítimos.

Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, em evento em São Salvador 2/4/2019 REUTERS/Jose Cabezas
Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, em evento em São Salvador 2/4/2019 REUTERS/Jose Cabezas
Foto: Reuters

Bukele confirmou em um tuíte as reportagens segundo as quais não foram emitidos convites a Juan Orlando Hernández, presidente da vizinha Honduras, Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, e Nicolás Maduro, presidente da Venezuela.

O líder de 37 anos, que venceu uma eleição em fevereiro, não disse por que os colegas não serão convidados, mas já criticou os três, dizendo serem homens que não merecem estar no poder devido a polêmicas que ofuscaram seus governos.

A reeleição de 2017 de Hernández, conservador aliado dos Estados Unidos, foi questionada por muitos, inclusive Bukele, por causa de uma contagem de votos contestada que demorou semanas.

Hernández parecia prestes a sofrer uma derrota chocante na eleição quando a contagem foi suspensa subitamente. Quando recomeçou, mais de um dia depois, os números viraram a seu favor e ele acabou sendo declarado vencedor.

Ortega, ex-guerrilheiro marxista e antagonista de Washington durante a Guerra Fria, enfrentou repúdio internacional devido à repressão violenta da Nicarágua a meses de protestos, que ele descreveu como um complô para depô-lo.

Maduro, que comanda a Venezuela em meio a uma crise econômica e política, vem sendo pressionado para renunciar em meio a acusações de que abusou de seu poder para suprimir a oposição.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade