PUBLICIDADE

Mundo

Notre-Dame terá catedral de madeira durante reconstrução

Construção ficará na praça em frente à própria igreja

18 abr 2019 - 07h54
(atualizado às 09h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Reitor da catedral anuncia que devotos e turistas serão recebidos em templo provisório até a completa reconstrução do monumento parisiense atingido por incêndio. Construção ficará na praça em frente à própria igreja.O incêndio que destruiu parcialmente a Catedral de Notre-Dame exigirá um amplo e duradouro trabalho de reconstrução. Enquanto isso, porém, católicos e turistas impossibilitados de visitar o monumento serão recebidos numa "catedral efêmera" de madeira, a ser erguida na praça em frente à Notre-Dame.

Templo efêmero de madeira ocupará parte da esplanada em frente à Catedral de Notre-Dame
Templo efêmero de madeira ocupará parte da esplanada em frente à Catedral de Notre-Dame
Foto: DW / Deutsche Welle

"Não será necessário dizer que a catedral ficará fechada por cinco anos", disse Patrick Chauvet, reitor da catedral, em entrevista à emissora francesa CB News nesta quinta-feira (18/04). "Este foi o motivo por que perguntei se uma catedral efêmera poderia ser construída."

"Quero um lugar agradável, um lugar que seja um pouco simbólico, que atraia", disse Chauvet. O religioso pretende dar a fiéis e turistas um ambiente de consolo e no qual possam se reunir próximos da Notre-Dame.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, apoiou a ideia e concordou em disponibilizar parte da esplanada à Igreja para uma estrutura de madeira.

Chauvet explicou que a catedral provisória de madeira deve abrigar sacerdotes dispostos a dialogar com devotos e também servir para receber alguns dos cerca de 13 milhões de turistas que visitavam a catedral gótica a cada ano.

Ainda de acordo com o reitor, a construção da catedral de madeira será feita rapidamente, assim que a esplanada estiver liberada pelas autoridades, e a construção provisória ficará no local até a reconstrução completa da Catedral de Notre-Dame.

Na terça-feira, o presidente da França, Emmanuel Macron, estabeleceu uma meta de cinco anos para a conclusão dos trabalhos de reconstrução. Uma campanha de arrecadação lançada pelo governo francês já angariou quase 1 bilhão de euros em promessas de doações.

Além disso, foi anunciado um concurso arquitetônico internacional para reconstruir o pináculo da Notre-Dame. O desabamento da chamada flecha, torre de 93 metros, foi uma das imagens mais marcantes do incêndio.

Veja também:

Veja imagens do incêndio que atingiu a catedral de Notre-Dame:
Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade