PUBLICIDADE

Mundo

Negócios e escolas reabrem no Texas em meio a recuperação após furacão Harvey

5 set 2017 - 13h49
Compartilhar
Exibir comentários

Os moradores de Houston aceleraram o ritmo da recuperação após o furacão Harvey nesta terça-feira, voltando às escolas e escritórios para ajudar a colocar a quarta maior cidade dos Estados Unidos e suas indústrias vitais de navegação e petróleo de volta nos trilhos.

Morador de Houston retira sofás de sua casa inundada pela tempestade tropical Harvey
03/09/2017 REUTERS/Adrees Latif
Morador de Houston retira sofás de sua casa inundada pela tempestade tropical Harvey 03/09/2017 REUTERS/Adrees Latif
Foto: Reuters

Como as águas das inundações recuaram e o feriado do Dia do Trabalho norte-americano já ficou para trás, muitas grandes empresas, universidades e serviços de trânsito do Texas reabriram ou retomaram seus horários normais nesta terça-feira. Mas nem todos os 6,6 milhões de habitantes da área de Houston estão em condição de voltar ao trabalho por estarem lidando com casas alagadas e pertences encharcados.

Daniel Semetko, de 60 anos, se sentia dividido ao retornar ao emprego na companhia energética de Houston.

"Tenho trabalho a fazer, mas não acho que será um dia produtivo", disse. "Tenho que mostrar sensibilidade com as pessoas que perderam suas casas e estão lá porque têm que dar conta do serviço."

Semetko, que acolheu uma família cuja casa foi invadida por 20 centímetros de água, disse que a devastação voltou à tona com as pilhas de destroços ao longo das ruas que percorreu para chegar ao escritório.

O Harvey atingiu primeiro Corpus Christi, no sul do Texas, no dia 25 de agosto e depois viajou pelo litoral, e a área de Houston foi especialmente afetada. A tempestade matou mais de 60 pessoas, provocou mais de 127 centímetros de chuva, danificou 203 mil casas e provocou estragos avaliados em até 180 bilhões de dólares.

Refinarias de petróleo, oleodutos e canais de navegação do polo energético dos Estados Unidos retomaram as operações de forma gradual. No final da segunda-feira, a Royal Dutch Shell  disse estar se preparando para religar uma unidade de gasolina em sua refinaria de Deer Park, no Texas, parte de uma joint venture.

Exxon Mobil , Halliburton  e Chevron  estão entre as dezenas de empresas de Houston reabrindo as portas para os funcionários de seus escritórios. De Corpus Christi a Houston, várias universidades estão reiniciando as aulas.

Algumas instalações ainda estão desativadas. A ConocoPhillips fechou sua sede de Houston até 11 de setembro. Os escritórios da BP  Houston sofreram inundações graves e estarão indisponíveis até dezembro, disse seu diretor-executivo, Bob Dudley, à Reuters. Cerca de 650 dos 6 mil funcionários da BP na área estão desabrigados, afirmou.

A Exxon disse que seu campo de Spring, no Texas, não foi afetado pelas chuvas fortes, mas que funcionários que precisam trabalhar à distância estão sendo incentivados a fazê-lo, informou a porta-voz Suann Guthrie.

Enquanto Houston se recupera do Harvey, o furacão Irma, uma poderosa tempestade de categoria 5, rumou para o Caribe, a costa leste dos Estados Unidos e a Flórida nesta terça-feira.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade