Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Navios-tanque passam pelo Estreito de Ormuz no 1º dia de bloqueio dos EUA, mostram dados

14 abr 2026 - 08h02
Compartilhar

‌Um terceiro navio-tanque ligado ao Irã estava entrando no Golfo pelo Estreito de Ormuz na terça-feira, no primeiro dia completo do bloqueio dos EUA aos navios que fazem escala nos portos iranianos, segundo dados de navegação.

O presidente dos EUA, Donald ⁠Trump, anunciou o bloqueio no domingo, depois que as negociações ‌de paz no fim de semana em Islamabad entre EUA e Irã não conseguiram chegar a um acordo.

Como as ‌três embarcações que transitavam pelo estreito não ‌estavam indo para portos iranianos, elas não estão cobertas ⁠pelo bloqueio.

O Peace Gulf, um navio-tanque de médio porte com bandeira do Panamá, está indo para o porto de Hamriyah, nos Emirados Árabes Unidos, segundo dados da LSEG.

A embarcação normalmente transporta nafta iraniana, uma matéria-prima petroquímica, para outros portos não ‌iranianos do Oriente Médio para exportação para a Ásia, segundo ‌dados da Kpler.

Antes disso, ⁠dois navios-tanque ⁠sancionados pelos EUA passaram pela estreita via navegável.

O navio-tanque Handy Murlikishan está ⁠indo para o Iraque para ‌carregar óleo combustível em ‌16 de abril, de acordo com dados da Kpler. O navio, anteriormente conhecido como MKA, transportava petróleo russo e iraniano.

Outro navio-tanque sancionado, o Rich Starry, seria o primeiro ⁠a atravessar o estreito e sair do Golfo desde o início do bloqueio, segundo dados da LSEG e da Kpler.

O navio-tanque e seu proprietário, Shanghai Xuanrun Shipping Co Ltd, foram sancionados pelos Estados Unidos ‌por negociar com o Irã. A empresa não pôde ser contatada imediatamente para comentar o assunto.

O Rich Starry é um ⁠navio-tanque de médio alcance que está transportando cerca de 250.000 barris de metanol, de acordo com os dados. Ele carregou a carga em seu último porto de escala, Hamriyah, nos Emirados Árabes Unidos, apontaram os dados.

O navio-tanque de propriedade chinesa tem tripulação chinesa a bordo, segundo os dados.

O Ministério das Relações Exteriores da China disse na terça-feira que o bloqueio dos portos iranianos pelos EUA é "perigoso e irresponsável", alertando que isso só agravaria as tensões. Não mencionou se os navios chineses estavam passando pelo estreito.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra