PUBLICIDADE

Mundo

Mundo ultrapassa marca de 300 milhões de casos de covid-19

Ômicron é responsável pela aceleração das infecções no planeta

7 jan 2022 - 17h56
(atualizado às 18h58)
Compartilhar
Exibir comentários

O mundo superou a marca de 300 milhões de casos de covid-19 nesta sexta-feira (7), mostram os dados da Universidade Johns Hopkins, que monitora a crise sanitária em todos os países. Só nos últimos 28 dias, foram mais de 31,7 milhões de infecções confirmadas.  

UTI de Covid em hospital de Nápoles, sul da Itália
UTI de Covid em hospital de Nápoles, sul da Itália
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A variante Ômicron e a flexibilização das regras sanitárias em muitos países fizeram com que houvesse uma grande aceleração das infecções.

Para chegar a 100 milhões de contaminações, o mundo demorou cerca de um ano, batendo o valor em janeiro do ano passado. Nos sete meses seguintes, o planeta batia 200 milhões. Entre agosto e esta sexta-feira, ou seja, cerca de cinco meses, foram mais 100 milhões.

Ainda conforme os dados da Johns Hopkins, os Estados Unidos continuam liderando o ranking de contágios, com mais de 58,8 milhões. Na sequência, aparecem Reino Unido (14,2 milhões), França (11,6 milhões) e Itália (pouco mais de 7 milhões). No entanto, esses são países que testam muito sua população, o que acaba refletindo nas quantidades.

Já as mortes no mesmo período somam 5,4 milhões - com 182,7 mil nos últimos 28 dias. As doses de vacinas aplicadas ultrapassam 9,3 milhões. A boa notícia é que o ritmo de mortes não acompanha a alta exponencial das infecções. Apesar de estar em aumento, a letalidade da Covid-19 diminuiu por conta, justamente, da vacinação. 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade