Morre Wolfgang Schauble, histórico ministro das Finanças alemão
Político comandou economia do país nos mandatos de Merkel
Morreu aos 81 anos de idade o ex-ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schauble, que comandou a economia da maior potência europeia entre 2009 e 2017, nos mandatos da chanceler de centro-direita Angela Merkel.
Segundo a família, Schauble faleceu na noite da última terça-feira (26). Nascido em Friburgo em Brisgóvia, ele também foi o membro mais longevo do Bundestag, o Parlamento alemão, de 13 de dezembro de 1972 até o dia de sua morte.
Além disso, foi presidente do Bundestag (2017-2021) e ministro do Interior (1989-1991 e 2005-2009), sempre representando o partido União Democrata Cristã (CDU).
Em 1990, logo após a reunificação da Alemanha, Schauble sofreu um atentado a tiros cometido por um homem com problemas mentais e perdeu o movimento das pernas, passando a usar uma cadeira de rodas para se locomover.
Como ministro das Finanças, se tornou famoso por defender políticas de austeridade e uma linha dura contra os países mais endividados da zona do euro, como a Grécia.
"Wolfgang Schauble moldou nosso país durante mais de meio século. Com ele, a Alemanha perde um pensador perspicaz, um político apaixonado e um democrata combativo", escreveu no X (antigo Twitter) o chanceler de centro-esquerda Olaf Scholz.
Já o ministro das Relações Exteriores e vice-premiê da Itália, Antonio Tajani, disse que a Europa "perde um apoiador convicto" e definiu Schauble como um "homem forte" e "reformista".