Morre líder golpista que tirou Gorbachov do poder na URSS
Morreu nesta sexta-feira aos 72 anos Gennady Yanaev, líder dos golpistas que, em agosto de 1991, afastaram do poder durante três dias o então presidente soviético Mikhail Gorbachov, informaram fontes médicas.
"Yanaev estava gravemente doente há muito tempo. Na quinta-feira foi hospitalizado em uma clínica moscovita", explicou a fonte. Segundo informou à agência Interfax um dos familiares de Yanaev, ele será enterrado nos próximos dias no cemitério de Troekurovskoye.
O líder do Partido Comunista russo, Gennady Ziuganov, lamentou a morte do líder, que foi vice-presidente da URSS entre dezembro de 1990 e agosto 1991, e que liderou o denominado Comitê Estatal de Emergência que, em 19 de agosto, derrubou Gorbachov e assumiu como presidente interino do país.
"Yanaev teve uma vida interessante, complexa e digna. Percebia melhor que outros membros da direção da União Soviética para onde Gorbachov e seus assessores conduziam o país", declarou o líder comunista.
"Se eles (os participantes do golpe de agosto de 91) tivessem atuado de forma mais decisiva, teriam conseguido conservar nosso país íntegro e superar a complexa situação que tinha se criado", lamentou Ziuganov.
Yanaev, nascido em 1937, fez carreira nas juventudes comunistas e depois nos sindicatos soviéticos. Em julho de 1990 passou a integrar o politburo (comitê executivo) do Partido Comunista da União Soviética, sendo eleito vice-presidente no mesmo ano.
Após o fracasso do golpe de Estado, foi acusado junto a outras 11 pessoas de "traição à pátria em forma de conspiração para tomar o poder", mas o grupo foi anistiado em 1994, antes do fim do processo.