PUBLICIDADE

Mundo

Chile: Ministro se demite após críticas a museu da ditadura

"É uma manipulação da história... um uso desavergonhado e impreciso de uma tragédia nacional que tocou tantos de nós diretamente".

13 ago 2018 - 15h51
(atualizado às 16h11)
Compartilhar
Exibir comentários

O escolhido do presidente do Chile, Sebastián Piñera, como ministro da Cultura foi obrigado a renunciar nesta segunda-feira, dias depois de tomar posse, por causa das críticas crescentes a comentários que ele fez em 2015 sobre um museu de direitos humanos na capital Santiago.

Mauricio Rojas, economista político chileno-sueco e membro da coalizão de centro-direita de Piñera, questionou a validade de um Museu da Memória e dos Direitos Humanos, que abriu em 2010 e documenta os abusos cometidos durante a ditadura militar de Augusto Pinochet entre 1973 e 1990.

Entrada do Museu da Memória e dos Direitos Humanos em Santiago
 26/10/2017    REUTERS/Carlos Vera
Entrada do Museu da Memória e dos Direitos Humanos em Santiago 26/10/2017 REUTERS/Carlos Vera
Foto: Reuters

"Mais do que um museu, é uma instalação cujo objetivo... é chocar o espectador, deixando-o atordoado e impedindo-o de raciocinar", disse ele, segundo um livro publicado em 2015. "É uma manipulação da história... um uso desavergonhado e impreciso de uma tragédia nacional que tocou tantos de nós diretamente".

Os comentários foram descobertos pela mídia chilena no final de semana, provocando uma onda de críticas de políticos da direita e da esquerda e pedidos de atores, escritores e músicos pela renúncia de Rojas.

Rojas, que fez os comentários em um livro do qual é coautor e no qual fala de sua migração da esquerda para a direita no espectro político, disse no Twitter no sábado que estes não refletem sua visão atual e que "jamais diminuiu nem justificou violações de direitos humanos inaceitáveis, sistemáticas e graves que aconteceram no Chile".

O escândalo representa uma nova dor de cabeça para Piñera, que viu seu índice de aprovação cair em meio a uma série de gafes de seus ministros, somada à alta taxa de desemprego persistente. Na semana passada, com meros cinco meses de governo, ele trocou três ministros durante uma reforma no gabinete.

Veja também:

Rap em guarani ecoa pela Alemanha:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade