PUBLICIDADE

Mundo

Militar iraniano sabia que míssil era causa da queda de avião

11 jan 2020 - 12h41
(atualizado às 14h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Um alto comandante da Guarda Revolucionária do Irã afirmou neste sábado, 11, que soube que um míssil tinha derrubado um avião ucraniano no mesmo dia do acidente e que assumia total responsabilidade pela queda, dizendo que sua força agiu por engano diante de um alerta para "guerra total".

Destroços de avião ucraniano que caiu no Irã
08/01/2020
Nazanin Tabatabaee/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS
Destroços de avião ucraniano que caiu no Irã 08/01/2020 Nazanin Tabatabaee/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS
Foto: Reuters

O Irã negou por dias que um míssil tivesse atingido o Boeing 737-800 na quarta-feira, 8, pouco depois de decolar de Teerã a caminho de Kiev, mas reconheceu a responsabilidade neste sábado. Todas as 176 pessoas a bordo da aeronave morreram.

"Eu gostaria de poder morrer e não testemunhar um acidente assim", disse o chefe da divisão aeroespacial da Guarda, Amirali Hajizadeh, à televisão estatal.

O avião caiu pouco depois que o Irã lançou ataques com mísseis contra alvos dos Estados Unidos no Iraque em retaliação pelo assassinato de Qassem Soleimani, comandante da Força Quds da Guarda, pelos EUA no Iraque. O Irã esperava represálias dos EUA.

"Naquela noite, estávamos preparados para uma guerra total", disse Hajizadeh, acrescentando que as unidades de defesa aérea estavam em alerta máximo e que uma camada extra de defesas havia sido instalada em Teerã.

O comandante afirmou que a Guarda solicitou que voos comerciais fossem interrompidos, mas disse que os pedidos não foram atendidos. Ele acrescentou ter sido informado sobre o ataque com mísseis ao avião de passageiros ucraniano na quarta-feira.

Veja também:

Avião explode logo após decolar no Irã e mata 176 pessoas:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade