PUBLICIDADE

Mundo

Militantes atacam principal base militar do Mali, situação está "sob controle"

22 jul 2022 - 12h22
Compartilhar
Exibir comentários

Militantes islâmicos atacaram a principal base militar do Mali, nos arredores da capital Bamako, nesta sexta-feira, em um complexo ataque envolvendo carros-bomba, mas as Forças Armadas disseram que repeliram o ataque e deixaram a situação sob controle.

Militantes ligados à Al Qaeda e ao Estado Islâmico têm invadido repetidamente bases em todo Mali durante uma insurgência de uma década concentrada no norte e no centro do país, mas nunca tão perto de Bamako, no sul.

Tiroteios intensos foram ouvidos por cerca de uma hora na sexta-feira no acampamento de Kati, cerca de 15 quilômetros a noroeste de Bamako. Um comboio que transportava o líder da junta do Mali, coronel Assimi Goita, mais tarde fugiu de sua casa em Kati em direção a Bamako, disse um repórter da Reuters.

Os militares disseram em um comunicado que o ataque envolveu dois carros-bomba e foi realizado pelo Katiba Macina, um ramo da afiliada local da Al Qaeda que é mais ativo no centro do Mali.

Um soldado morreu no ataque e seis pessoas ficaram feridas, enquanto sete agressores foram mortos e oito presos, de acordo com o comunicado.

"O pessoal militar deseja tranquilizar a população de que a situação está sob controle e que ela pode continuar suas atividades", disseram os militares.

Os militares também culparam o Katiba Macina por vários ataques na quinta-feira contra bases no centro do Mali, que, segundo eles, deixaram um soldado morto e 15 feridos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade