Meloni e Vance reforçam relações bilaterais à margem de abertura olímpica
Americano elogiou país-sede dos Jogos de Inverno: 'trabalho excepcional'
Ao se encontrar em Milão com o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno na Itália nesta sexta-feira (6), a primeira-ministra Giorgia Meloni aproveitou a ocasião para fortalecer as relações bilaterais entre os países.
"A Itália e os Estados Unidos sempre tiveram relações muito significativas. Estamos trabalhando em muitas questões bilaterais, obviamente para fortalecer nossa cooperação, mas também em outros dossiês internacionais em aberto", afirmou a premiê italiana, dando as "boas-vindas" a Vance.
A declaração de Meloni foi reforçada pelo número dois dos EUA.
"Temos excelentes relações, conexões e parcerias econômicas", falou Vance, elogiando também o país anfitrião dos Jogos de Inverno.
"Vocês [Itália] fizeram um trabalho excepcional [em Milão-Cortina D'Ampezzo]. Minha esposa e eu estávamos animados para vir às Olimpíadas [de Inverno]", acrescentou o americano.
Meloni lembrou que a última vez em que estiveram juntos foi em maio passado, durante a inauguração do papado de Leão XIV.
"Hoje nos encontramos de novo para a cerimônia de abertura das Olimpíadas. São dois eventos que ilustram um sistema de valores que une a Europa e os Estados Unidos, o Ocidente", disse a chefe do governo italiano, destacando que essa é "a base da nossa cooperação, da nossa amizade e do futuro que queremos construir juntos".
Por sua vez, Vance comparou o "espírito esportivo" com as relações diplomáticas.
"No espírito da amizade olímpica, a competição se baseia em regras e em valores compartilhados ", frisou o vice-presidente.
A reunião entre Meloni e Vance na prefeitura de Milão foi acompanhada pelos chanceleres italiano e americano, Antonio Tajani e Marco Rubio, respectivamente.