Mais duas pessoas são presas em investigação contra estação de TV no Azerbaijão
Mais dois indivíduos ligados a uma estação de televisão independente do Azerbaijão foram presos neste sábado e se declararam inocentes em tribunal em um caso ligado a uma investigação sobre contrabando, disse o advogado de um dos depoentes.
Com as últimas detenções aumentou para nove o número total de pessoas indiciadas criminalmente e que são ligadas à Toplum TV. Dois deles foram colocados em prisão domiciliar.
Foram presos em Baku no sábado Alesker Mammadli, cofundador da estação, e Ruslan Izzetli, do grupo da sociedade civil Plataforma 3ª Republica.
"Alesker Mammadli e Ruslan Izzetli declararam que não eram culpados", disse o advogado Agil Layij do lado de fora do tribunal. "Eles disseram que estavam sendo processados por suas críticas às autoridades e pretendem recorrer."
A investigação que tem como alvo o fundador da Toplum TV, Akif Gurbanov, um dos detidos anteriormente, e a sua equipe é a mais recente de uma série de processos que suscitaram preocupações do Ocidente a respeito da liberdade de imprensa no país do sul do Cáucaso.
Uma advogada de Gurbanov disse na sexta-feira que as autoridades encontraram 30 mil dólares em dinheiro durante uma busca esta semana nos escritórios da 3ª Republica, da qual Gurbanov é presidente do conselho.
Gurbanov afirmou que não tem nada a ver com o dinheiro, diz que as acusações têm motivação política e pretende recorrer, afirmou a advogada, Shakhla Gumbatova.