PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

Macron pede para que China e UE fortaleçam o multilateralismo

26 mar 2019 - 10h01
(atualizado às 10h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse nesta terça-feira que a competição entre a União Europeia e a China não deve levar a um colapso nos sistemas de comércio mundial ou a isolacionismo político, já que a China prometeu trabalhar lado a lado com a Europa.

Presidente francês, Emmanuel Macron, chanceler alemã, Angela Merkel, e presidente chinês, Xi Jinping, após encontro no Palácio do Eliseu, em Paris
26/03/2019
REUTERS/Philippe Wojazer
Presidente francês, Emmanuel Macron, chanceler alemã, Angela Merkel, e presidente chinês, Xi Jinping, após encontro no Palácio do Eliseu, em Paris 26/03/2019 REUTERS/Philippe Wojazer
Foto: Reuters

Macron, que convidou a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, para um diálogo com Xi Jinping em Paris, disse que quer construir uma estrutura de comércio multilateral mais justa e equilibrada com a China.

"Devemos mostrar através de ações que a cooperação traz mais do que confronto e que temos mais a ganhar através da abertura do que fechando portas", disse Macron.

O líder francês buscou criar uma frente europeia unificada para enfrentar os avanços chineses no comércio e na tecnologia e promover um relacionamento mais equilibrado com Pequim, e pediu nesta terça-feira uma parceria com a China baseada na confiança.

Xi tentou tranquilizar Macron, dizendo que a cooperação é a principal tendência na relação sino-europeias, mesmo que os dois lados tenham suas diferenças e haja competição entre si.

"A cooperação é maior do que a concorrência. Devemos aumentar a energia positiva", disse Xi. "Estamos trabalhando lado a lado e ajudando uns aos outros, e não devemos estar sempre preocupados em vigiar nossas costas com desconfiança enquanto avançamos".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade