PUBLICIDADE

Mundo

Macron não sabe se Trump irá manter acordo nuclear com Irã

2 mai 2018 - 09h32
(atualizado às 09h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente francês, Emmanuel Macron 26/04/2018 Eric Feferberg/Pool via Reuters
Presidente francês, Emmanuel Macron 26/04/2018 Eric Feferberg/Pool via Reuters
Foto: Reuters

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse nesta quarta-feira que não sabe se o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, irá se ater ao acordo nuclear firmado em 2015 com o Irã, que muitos no Ocidente veem como a melhor esperança de impedir Teerã de obter uma bomba nuclear.

Macron visitou Washington na semana passada na esperança de persuadir Trump a não reinstaurar sanções contra o Irã e colocar o acordo em risco, mas a Casa Branca não pareceu convencida.

Segundo o acordo, Teerã concordou em limitar seu programa nuclear em troca da suspensão das sanções dos EUA e outras punições econômicas. O acordo foi assinado por China, EUA, França, Reino Unido, Rússia, Alemanha e Irã. "Não sei se o que o presidente dos EUA decidirá no dia 12 de maio", disse Macron a repórteres em Sydney depois de se reunir com o primeiro-ministro, Malcolm Turnbull, durante uma visita rara de um presidente da França à Austrália.

Na terça-feira, a secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, disse que o acordo para limitar o desenvolvimento iraniano de armas nucleares foi acertado sob pretextos falsos porque o programa nuclear do regime estava mais avançado do que este indicou à época.

Macron disse ter abordado a ideia de um acordo muito mais amplo com Trump, o que foi recebido "muito positivamente". "Só quero dizer que, seja qual for a decisão, teremos que preparar uma negociação tão mais ampla e um acordo mais amplo porque acho que ninguém quer uma guerra na região, e ninguém quer uma escalada em termos de tensão na região", acrescentou Macron.

Veja também

Encontro histórico entre líderes das Coreias:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade