Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Lula diz querer trabalhar de 'modo franco' com novo presidente do Paraguai

Pedro Alliana assumiu comando do país após queda de Santiago Peña

7 nov 2026 - 10h29
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Após o Senado do Paraguai aprovar o impeachment e a prisão do presidente Santiago Peña, devido a um escândalo financeiro com a liquidação do banco Ueno, Pedro Alliana assumiu o comando do país. Em resposta à posse, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou o desejo de atuar de forma aberta e cooperativa com o novo líder, convidando-o para uma visita em Brasília a fim de fortalecer a integração sul-americana e os laços bilaterais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou ao seu homólogo recém-empossado no Paraguai, Pedro Alliana, seu desejo de trabalhar juntos "de modo aberto, franco e colaborativo".

    "Transmito ao novo presidente do Paraguai, Pedro Alliana, meus desejos de pleno êxito nas novas funções e de poder trabalhar com ele de maneira aberta, franca e cooperativa, em prol do fortalecimento da relação bilateral e do avanço da integração na América do Sul", escreveu Lula no X na noite de sexta-feira (6), pouco após a posse do paraguaio.

    "Espero poder recebê-lo em breve em Brasília, oportunidade em que poderemos examinar a nossa agenda bilateral e dar renovado impulso a nossos históricos laços de amizade", destacou o petista.

    Alliana assumiu o comando do país depois de o Senado do Paraguai ter aprovado o impeachment do presidente Santiago Peña, na sequência de um escândalo envolvendo a liquidação do banco digital Ueno, que afetou o patrimônio de quase três milhões de correntistas. O escândalo financeiro culminou ainda na prisão de Peña, ordem emitida ontem pelo Ministério Público de Assunção.

    .

Ansa - Brasil
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra