PUBLICIDADE

Mundo

Líderes políticos do Talibã chegam em Cabul

Grupo abriu discussões para formação de novo governo

21 ago 2021 - 15h31
(atualizado às 15h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Líderes políticos do Talibã desembarcaram em Cabul na noite desta sexta-feira (20), cerca de uma semana depois da tomada da capital do Afeganistão pelo grupo fundamentalista islâmico.

Militantes do Talibã a postos em Cabul, capital do Afeganistão
Militantes do Talibã a postos em Cabul, capital do Afeganistão
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A delegação era guiada pelo cofundador da milícia, Abdul Ghani Baradar, que chefiava o escritório político dos talibãs em Doha, no Catar, e voltou ao Afeganistão na terça passada (17) - ele é cotado para ser o próximo presidente do país.

Os líderes talibãs de diversas partes do território afegão estão se reunindo em Cabul para discutir a formação do futuro governo, em meio às pressões da comunidade internacional pela adoção de uma linha menos radical do que aquela vigente até 2001, quando o grupo foi derrubado pela invasão americana.

Os talibãs já abriram conversas inclusive com o ex-presidente Hamid Karzai, que governou o Afeganistão de 2001 a 2014.

O grupo fundamentalista vem tentando vender uma imagem de "moderado" para facilitar seu reconhecimento pela comunidade internacional, tendo prometido inclusive anistia a funcionários do antigo governo e respeitar os direitos das mulheres, mas "à luz da lei islâmica".

No entanto, já há relatos de perseguições contra familiares de jornalistas e colaboradores das forças de ocupação, de repressões a manifestantes e até de proibição de universidades mistas em algumas partes do país.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade