Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Líder supremo do Irã diz que qualquer ataque dos EUA ao país terá sérias consequências

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, respondeu aos pedidos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela rendição

18 jun 2025 - 07h50
(atualizado às 08h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Líder supremo do Irã, Ali Khamenei, advertiu sobre "consequências sérias" caso os EUA ataquem o país e rejeitou as exigências de rendição feitas por Donald Trump, enquanto o conflito com Israel segue intenso.
Líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, durante pronunciamento à nação 13/06/2025
Líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, durante pronunciamento à nação 13/06/2025
Foto: Gabinete do Líder Supremo do Irã/WANA (West Asia News Agency)/Divulgação via REUTERS

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, respondeu nesta quarta-feira, 18, aos pedidos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela rendição do país alertando que qualquer ataque norte-americano terá "consequências sérias e irreparáveis", segundo a agência Reuters.

Durante um pronunciamento da TV estatal iraniana, Khamenei afirmou que o Irã nunca irã se render, e respondeu diretamente às ameaças feitas por Trump. Na terça-feira, 17, o presidente americano exigiu uma "rendição condicional" do Irã no conflito contra Israel. O republicano considera um ataque americano em território iraniano. Especialistas afirmam que a medida teria implicações globais.

Ainda falando sobre Trump, Khamenei também alegou que "aqueles que conhecem a história do Irã sabem que os iranianos não respondem bem à linguagem da ameaça".

Ele ainda disse que Israel cometeu um grande erro ao atacar o país, e que haverá punição. "As pessoas não esquecerão" o sangue derramado das vítimas, pontuou, segundo a agência estatal semioficial Mehr. 

O conflito entre Irã e Israel entrou no sexto dia nesta quarta-feira, 18. Desde a sexta-feira, 13, ocorreram bombardeios nos dois países, que deixaram mais de 240 mortos e milhares de feridos, segundo divulgado oficialmente pelos envolvidos. Instituições independentes alegam que o número de mortos pode ser maior.

(*Com informações da Reuters)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade