PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

Moon: Kim quer 2ª cúpula com Trump para acelerar paz

Líder da Coreia do Norte expressou desejo ao presidente do Sul

20 set 2018 - 08h31
(atualizado às 09h39)
Compartilhar
Exibir comentários

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, quer realizar uma segunda cúpula com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para acelerar a desnuclearização, disse o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, nesta quinta-feira (20), citando fala de Kim durante cúpula nesta semana.

O líder norte-coreano, que recentemente propôs realizar a segunda reunião com Trump após uma inédita cúpula entre ambos em junho, também disse que declarar oficialmente o fim da Guerra da Coreia faria com que Pyongyang tomasse passos mais rápidos para abandonar seus programas nuclear e de mísseis, afirmou Moon.

Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, durante entrevista coletiva em Seul
Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, durante entrevista coletiva em Seul
Foto: Kim Hong-Ji / Reuters

"O presidente Kim expressou seu desejo de concluir a desnuclearização rapidamente e de focar no desenvolvimento econômico", disse Moon durante coletiva de imprensa em Seul, descrevendo sua cúpula de três dias com Kim em Pyongyang.

"Ele disse esperar que (o secretário de Estado norte-americano) Mike Pompeo visite a Coreia do Norte em breve, e também que uma segunda cúpula com Trump aconteça no futuro próximo, para que o processo de desnuclearização avance rapidamente", disse Moon.

Kim se comprometeu a trabalhar pela "completa desnuclearização da península coreana" durante seus dois encontros com Moon este ano e após sua cúpula com Trump, mas negociações sobre como implementar as vagas promessas não têm avançado.

Os EUA têm exigido ações concretas, como a divulgação completa das instalações nucleares e de mísseis da Coreia do Norte, antes de concordar com os principais objetivos de Pyongyang, que incluem uma redução das sanções internacionais e o fim oficial da Guerra da Coreia.

Uma declaração de fim da guerra não afetaria a presença de soldados norte-americanos e do Comando das Nações Unidas na Coreia do Sul, disse Moon, acrescentando que Kim concorda com sua visão.

"Seria uma declaração política que marcaria um ponto de partida para negociações de paz", disse Moon.

"Um tratado de paz seria fechado, assim como a normalização das relações entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos, depois que a Coreia do Norte atingir a completa desnuclearização".

Representantes da Casa Branca e do Departamento de Estado norte-americano não responderam de imediato a pedidos por comentário.

Veja também

Top Político: Paulo Guedes propõe 'nova CMPF':
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade