PUBLICIDADE

Mundo

Juíza bloqueia parte do veto de Trump a 7 países muçulmanos

29 jan 2017 - 01h46
(atualizado às 11h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma juíza federal dos Estados Unidos bloqueou no sábado parte do polêmico veto de viagem temporário a sete países de maioria muçulmana com histórico terrorista imposto pelo presidente do país, Donald Trump.

A juíza Ann M. Donnelly, do Tribunal do Distrito Federal de Brooklyn (Nova York), ditou que os refugiados ou outras pessoas afetadas pela medida e que chegaram a aeroportos americanos não podem ser deportados a seus países.

Donald Trump
Donald Trump
Foto: Pool / Getty Images

Em uma audiência de emergência, a magistrada respondeu a um pedido interposto pela União para as Liberdades Civis na América (ACLU) contra a ordem executiva assinada por Trump na sexta-feira, cuja constitucionalidade pôs em dúvida.

A juíza concluiu que aplicar o mandato do presidente com o envio dessas pessoas a seu países poderia causar um "dano irreparável", informou a imprensa local.

Contudo, Donnelly não declarou que os afetados possam permanecer no país nem se pronunciou sobre a constitucionalidade da medida e fixou uma audiência para 21 de fevereiro para voltar a abordar o caso.

Hollande diz que Europa "deve responder" a medidas de Trump:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade