PUBLICIDADE

Mundo

Itália prende 2 jovens suspeitos de planejarem atentados

Os detidos são um italiano de 25 anos e um marroquino de 18

17 abr 2019 - 08h41
(atualizado às 09h44)
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia da Itália prendeu nesta quarta-feira (17) dois jovens que estariam planejando a realização de atentados terroristas no país.

Giuseppe Frittitta, 25 anos, queria se juntar ao EI na Síria
Giuseppe Frittitta, 25 anos, queria se juntar ao EI na Síria
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Os suspeitos são o italiano Giuseppe Frittitta, 25 anos, e o marroquino Ossama Gafhir, 18. Ambos vivem no norte da Itália e, segundo a denúncia, queriam se juntar ao grupo Estado Islâmico (EI) na Síria e na Turquia.

Frittitta mantinha inclusive contato com uma jihadista americana que indicava os palcos das batalhas do EI na região. Ele teria conhecido Gafhir, o suposto responsável por sua radicalização, na internet.

De acordo com o Ministério Público de Palermo, autor do inquérito, Frittitta e Gafhir estudavam táticas de guerrilha, materiais com instruções para combates e notícias sobre atentados suicidas. Ambos foram definidos como "lobos solitários" pelos magistrados e compartilhavam propagandas do EI na web.

"A lei de Deus se aplica com a espada, é preciso ser cruel com os traidores e rebeldes", disse Gafhir a Frittitta, em uma conversa interceptada pelos investigadores. Eles também chamavam outros muçulmanos de "bastardos traidores" e os acusavam de colaborar com a polícia.

Ao contrário de Alemanha, Espanha, França e Reino Unido, a Itália ainda não sofreu nenhum atentado terrorista de inspiração jihadista.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade