PUBLICIDADE

Mundo

Itália fará testes sorológicos em 150 mil no início da 'Fase 2'

Medida é para avaliar cenário no início da Fase 2 contra a Covid

2 mai 2020 - 18h13
(atualizado às 18h47)
Compartilhar
Exibir comentários

A partir da próxima semana, quando o governo italiano iniciará a chamada fase dois na luta contra o novo coronavírus, as autoridades de saúde deverão realizar pelo menos 150 mil testes sanguíneos para detectar a Covid-19.

Médico realizando teste para detectar o novo coronavírus
Médico realizando teste para detectar o novo coronavírus
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A medida foi anunciada hoje (2) pelo chefe da Defesa Civil, Domenico Arcuri, que afirmou que "os cidadãos serão contatados nos próximos dias e serão solicitados a fazer o teste no laboratório mais próximo", gratuitamente.

Segundo especialistas, os exames são para verificar o cenário da propagação da pandemia no país tendo em vista o afrouxamento das medidas protetivas.

Arcuri ainda explicou que, a partir da próxima segunda-feira (4), os italianos que quiserem adquirir máscaras poderão comprá-las em cerca de 50 mil estabelecimentos por um preço máximo de 50 centavos de euro. O valor foi submetido pelo governo, que dobrará o número dos pontos de venda até o termino do mês de maio.

De acordo com o chefe da Defesa Civil, a Itália produzirá 4 milhões de máscaras por dia em meados de junho, mais 25 milhões em julho e 35 milhões em agosto.

"Nesta segunda-feira, começa a segunda fase. Temos que ter consciência de que será o início de um desafio ainda maior", afirmou Arcuri, ressaltando que ninguém sabe "quanto tempo [essa fase] vai durar e como vai acabar".

"Não devemos esquecer os sacrifícios feitos no primeiro tempo e devemos entender que seremos ainda mais protagonistas do resultado final", acrescentou.

Segundo Arcuri, os indivíduos precisam manter "o distanciamento social, os níveis máximos de higiene e as máscaras". "Fizemos o melhor que poderíamos. A partir de segunda-feira, dependerá de vocês".

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade