PUBLICIDADE

Mundo

Itália doará 12 barcos de patrulha para a Líbia

Os dois países já possuem acordo no Mar Mediterrâneo

27 jun 2018 - 20h36
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, anunciou nesta quarta-feira (27) que o país doará mais 12 barcos de patrulha para a Líbia. O objetivo é dar mais recursos para as autoridades de Trípoli realizarem resgates no Mediterrâneo.

Barco de patrulha da Guarda Costeira da Itália intercepta embarcação de deslocados externos
Barco de patrulha da Guarda Costeira da Itália intercepta embarcação de deslocados externos
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A medida foi anunciada durante uma sabatina de Salvini no Parlamento, a primeira desde que ele assumiu o Ministério do Interior, em 1º de junho. "Nós já formamos 213 funcionários da Guarda Costeira da Líbia, e outros 300 podem ser treinados no âmbito da União Europeia", disse.

A Itália já equipou e treinou a Guarda Costeira do país africano, como resultado de um acordo firmado pelo governo anterior, do social-democrata Paolo Gentiloni. A medida contribuiu para uma redução de mais de 70% no número de deslocados externos que chegam aos portos italianos.

Durante a sabatina, Salvini ainda afirmou que, segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Líbia abriga 662 mil deslocados externos provenientes de 40 países, quase o dobro dos 354 mil acolhidos pela Itália.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade