Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Itália confirma contração de 0,1% no PIB no 2º trimestre

Resultado foi puxado por desempenho de agricultura e indústria

29 ago 2025 - 07h48
(atualizado às 08h05)
Compartilhar
Exibir comentários

A economia da Itália teve contração de 0,1% no segundo trimestre de 2025, resultado puxado por uma queda nas exportações e pelo desempenho da agricultura e da indústria, de acordo com relatório definitivo divulgado nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat).

Economia italiana vem mostrando sinais de desaceleração
Economia italiana vem mostrando sinais de desaceleração
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A redução do produto interno bruto (PIB) foi verificada na comparação com o primeiro trimestre, embora o indicador tenha apresentado alta de 0,4% em relação ao segundo quarto do ano passado.

Já entre janeiro e março, o PIB havia registrado expansão de 0,3% em relação ao trimestre anterior e de 0,7% na comparação com igual período de 2024.

De acordo com o Istat, o resultado da economia no segundo trimestre reflete uma diminuição de 0,6% no setor de agricultura, silvicultura e pesca e de 0,3% na indústria, enquanto os serviços apresentaram "estacionariedade". Já as importações avançaram 0,4% no período, enquanto as exportações tiveram contração de 1,7%.

O instituto também manteve a previsão de crescimento de 0,5% do PIB em 2025, em linha com a projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI). Já o governo da premiê Giorgia Meloni espera uma expansão de 0,6%.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade