Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Israel e Irã violaram cessar-fogo, diz Trump

Trump disse que Israel "descarregou" logo depois de ter concordado com o cessar-fogo

24 jun 2025 - 08h00
(atualizado às 08h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Trump afirmou que Israel e Irã violaram o cessar-fogo mediado por ele, criticando especialmente Israel pelos ataques após o acordo, enquanto ambos os lados negam responsabilidades completas.
Presidente dos EUA, Donald Trump, fala com repórteres na Casa Branca antes de partir para reunião de cúpula da Otan em Haia, na Holanda 24/06/2025
Presidente dos EUA, Donald Trump, fala com repórteres na Casa Branca antes de partir para reunião de cúpula da Otan em Haia, na Holanda 24/06/2025
Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira, 24, que tanto Israel quanto Irã violaram um cessar-fogo que ele havia anunciado horas antes e que ele não estava feliz com os dois países, mas especialmente com Israel.

"Eles [os iranianos] violaram, mas Israel violou também. Não estou feliz com Israel e também não estou feliz com o Irã", disse o mandatário americano na Casa Branca, pouco antes de embarcar para a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Haia, na Holanda.

Falando a repórteres antes da reunião de cúpula, Trump disse que Israel "descarregou" logo depois de ter concordado com o cessar-fogo. Ele também disse que as capacidades nucleares do Irã se foram, segundo informações da agência Reuters.

Trump também publicou nas redes sociais uma mensagem para Israel. "Não jogue essas bombas. Se fizer isso, será uma grande violação. Leve seus pilotos para casa, agora!", escreveu o presidente dos EUA.

A trégua foi anunciada na noite de segunda-feira, 23, pelo próprio Trump poucas horas depois do ataque iraniano contra uma base americana no Catar, em represália pelo bombardeio a centrais nucleares do país persa no último fim de semana.

"O cessar-fogo agora está em vigor. Por favor, não o violem", escreveu o presidente nas redes sociais por volta de 2h da madrugada (horário de Brasília).

No entanto, segundo o Irã, Israel realizou pelo menos três ataques nesta terça, enquanto sirenes de alarme foram acionadas em algumas partes do país judeu contra dois mísseis balísticos da nação persa.

O ministro israelense da Defesa, Israel Katz, determinou que o exército responda "com força a violações do cessar-fogo por parte do Irã, com ataques intensos a alvos do regime no coração de Teerã". O Irã, no entanto, negou ter disparado projéteis contra Israel após o cessar-fogo.

Antes da trégua, um míssil atingiu um edifício em Bersebá, no sul de Israel, e deixou pelo menos quatro pessoas mortas e mais de 20 feridas. Já no Irã, um bombardeio israelense na noite passada destruiu quatro casas na província de Gilan, no norte, e provocou nove óbitos.

A guerra havia sido deflagrada em 13 de junho, após ataques de Tel Aviv contra alvos militares e nucleares iranianos. Desde então, pelo menos 610 pessoas morreram no Irã, segundo dados oficiais, embora balanços independentes falem em quase mil vítimas.

O conflito também tirou as vidas de pelo menos 28 indivíduos em Israel, cujo governo disse ter alcançado "todos os objetivos" no conflito, com a suposta "eliminação da ameaça existencial" posta pelo programa nuclear e balístico iraniano.

(*Com informações da Reuters e da Ansa)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade