Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Irã e Israel declaram "vitória histórica" e indicam fim do conflito após 12 dias

Tanto o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, quanto o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, se manifestaram nesta terça, 24

24 jun 2025 - 17h31
(atualizado às 18h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Registro do último dia 13, quando o Irã atacou Israel em retaliação ao bombardeio israelense feito no dia anterior
Registro do último dia 13, quando o Irã atacou Israel em retaliação ao bombardeio israelense feito no dia anterior
Foto: Getty Images

Irã e Israel indicaram o fim do conflito após 12 dias de ofensiva. Nesta terça-feira, 24, após o cessar-fogo anunciado por Trump, tanto o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, quanto o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, afirmaram que seus respectivos países tiveram uma "vitória histórica".

Benjamin Netanyahu disse que Israel "atingiu uma vitória histórica" que permanecerá para as gerações futuras. Em discurso à nação, ele afirmou que Israel removeu a "ameaça nuclear" iraniana. 

Já o Irã, com o presidente Pezeshkian, afirmou ter alcançado "vitória histórica" após o conflito que foi "imposto" por Israel, segundo informações da agência de notícias estatal IRIB.

“Depois da corajosa resistência de sua grande e histórica nação, estamos testemunhando um cessar-fogo e cessação da guerra de 12 dias que foi imposta à nação iraniana pelo aventureirismo pela provocação” do governo israelense, disse Pezeshkian.

Trump diz que Irã e Israel aceitaram um cessar-fogo após 12 dias de conflito: ‘Encerramento da guerra’:

Nos 12 últimos dias, as atenções internacionais se voltaram ao conflito entre Israel e Irã, que começou com um ataque israelense contra o Irã que deixou 78 pessoas mortas e 329 feridas. No dia seguinte, as forças iranianas revidaram. Os ofensivas entre os dois países seguiram até que os Estados Unidos, a mando de Donald Trump, entraram no conflito bombardeando o Irã -- e tudo seguiu escalonando. 

O cenário começou a mudar na noite desta segunda-feira, 23, quando o republicano afirmou que os países do Oriente Médio concordaram em cessar-fogo e que esse é o encerramento oficial do conflito. Na ocasião, as autoridades de ambos os países não endossaram oficialmente o acordo. Já nesta terça, a indicação é de que a paz esteja a caminho de ser estabelecida.

Embaixada de Israel publica foto de míssil do Irã que teria sido lançado durante cessar-fogo:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade