Irã diz que pode diluir urânio enriquecido se todas as sanções forem suspensas
O Irã pode concordar em diluir seu urânio mais altamente enriquecido em troca do levantamento de todas as sanções financeiras, disse seu chefe atômico na segunda-feira, uma das indicações mais diretas até agora de sua posição nas negociações com Washington.
Diplomatas dos EUA e do Irã mantiveram conversações por meio de mediadores de Omã na semana passada, em um esforço para reativar a diplomacia, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, posicionou uma frota naval na região, aumentando os temores de uma nova ação militar.
As negociações seguem-se a uma repressão às manifestações antigovernamentais no Irã no mês passado, quando milhares de pessoas foram mortas, a maior agitação interna desde a Revolução Islâmica de 1979.
Trump juntou-se a uma campanha de bombardeios de Israel no ano passado e atingiu instalações nucleares iranianas. Ele também ameaçou no mês passado intervir militarmente durante os protestos, mas acabou recuando.
Washington exigiu que o Irã renunciasse ao seu estoque — estimado no ano passado pela agência nuclear da ONU em mais de 440 kg — de urânio enriquecido com pureza físsil de até 60%, um pequeno passo abaixo dos 90% considerados adequados para armas.
O chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Mohammad Eslami, disse na segunda-feira: "A possibilidade de diluir urânio enriquecido a 60%... depende de, em troca, todas as sanções serem suspensas ou não".
Eslami, cujas declarações foram divulgadas pela agência de notícias iraniana ISNA, afirmou, no entanto, que outra proposta, enviar o urânio altamente enriquecido do Irã para outro país, não foi discutida nas negociações com autoridades norte-americanas.
ASSESSOR DE KHAMENEI VISITARÁ OMÃ
Ali Larijani, assessor próximo do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, e secretário do conselho de segurança nacional, visitará Omã na terça-feira, após as negociações entre EUA e Irã no país, informou a agência de notícias semioficial Tasnim.
"Durante esta viagem, (Larijani) se reunirá com autoridades de alto escalão do Sultanato de Omã e discutirá os últimos desenvolvimentos regionais e internacionais e a cooperação bilateral em vários níveis", disse a Tasnim.
A data e o local da próxima rodada de negociações ainda não foram anunciados. O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, disse na segunda-feira que uma nova rodada de negociações seria "uma oportunidade apropriada para uma resolução justa e equilibrada deste caso" e que um resultado desejado poderia ser alcançado se os EUA evitassem posições maximalistas e respeitassem seus compromissos.
O Irã continuará pedindo o levantamento das sanções e insistirá em seus direitos nucleares, incluindo o enriquecimento, disse ele.
Irã e EUA realizaram cinco rodadas de negociações no ano passado sobre a redução do programa nuclear de Teerã, com o processo fracassando principalmente devido a disputas sobre o enriquecimento de urânio dentro do Irã.