PUBLICIDADE

Mundo

Irã apresenta pedido para ingressar no grupo de países emergentes Brics

27 jun 2022 - 20h40
Compartilhar
Exibir comentários

O Irã apresentou pedido para se tornar membro do grupo de economias emergentes conhecido como Brics, disse uma autoridade iraniana nesta segunda-feira.

A adesão do Irã ao Brics, que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, "resultaria em valores agregados para ambos os lados", disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse separadamente que a Argentina também se candidatou para fazer parte do grupo. Autoridades argentinas não puderam ser contactadas de imediato para comentar.

O presidente argentino, Alberto Fernández, que está atualmente na Europa, reiterou nos últimos dias seu desejo de que a Argentina se junte ao Brics.

"Enquanto a Casa Branca pensava sobre o que mais poderia desligar, proibir ou estragar no mundo, a Argentina e o Irã se candidataram para entrar no Brics", disse Zakharova no aplicativo de mensagens Telegram.

Há muito tempo a Rússia vem pressionando para forjar laços mais estreitos com a Ásia, a América do Sul e o Oriente Médio, e intensificou seus esforços recentemente para resistir às sanções impostas pela Europa, Estados Unidos e outros países por causa de sua invasão à Ucrânia.

Nesta segunda-feira, os Estados Unidos e outras nações ocidentais prometeram apoio inabalável à Ucrânia, após 28 civis terem sido mortos em diversos ataques russos, incluindo um ataque com mísseis contra um shopping center lotado.

A Rússia nega ter como alvo civis no que chama de "operação militar especial" para desarmar a Ucrânia e protegê-la de fascistas. A Ucrânia e seus aliados no Ocidente dizem que a guerra é um ato de agressão sem provocação.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade