PUBLICIDADE

Mundo

Indústria italiana despenca mais de 40% em abril

Produção de veículos automotores caiu 100% no mês

11 jun 2020 - 10h47
(atualizado às 10h56)
Compartilhar
Exibir comentários

A produção industrial da Itália despencou no mês de abril 42,5% na comparação com o mesmo período do ano passado e 19,1% em relação a março de 2020.

Indústria italiana sofreu impactos de pandemia de coronavírus
Indústria italiana sofreu impactos de pandemia de coronavírus
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat) e comprovam os impactos da quarentena imposta pela pandemia de coronavírus na indústria do país.

"As medidas de contenção da pandemia de Covid-19 determinaram o fechamento forçado da atividade de muitos setores por todo o mês, com efeitos negativos relevantes em nível produtivo", diz o Istat.

O resultado anual representa um recorde na série histórica iniciada em 1990. A produção de veículos automotores registrou queda de 100%, índice inédito. As indústrias têxtil (-80,5%) e de transportes (-74%) também tiveram contrações sem precedentes.

De todos os componentes da produção industrial, apenas o setor farmacêutico apresentou crescimento na comparação anual (2%). Considerando os quatro primeiros meses do ano, o resultado da indústria italiana é de -18,7%.

"Se não houver coragem de intervir, pagaremos por essa falta de escolhas por anos ou décadas", disse Marco Bonometti, presidente da Confederação das Indústrias da Lombardia, região mais afetada pela pandemia na Itália.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade