PUBLICIDADE

Mundo

Índia teme negligência com segunda dose de vacinas contra Covid-19

13 set 2021 - 10h35
Compartilhar
Exibir comentários

A Índia está receosa de que a negligência crescente provocada pelas taxas de infecção e morte declinantes da Covid-19 leve as pessoas a não tomarem a segunda dose das vacinas, deixando comunidades vulneráveis ao coronavírus, disseram dois especialistas de saúde a par do assunto.

Homem recebe vacina contra Covid-19 em Noida, nos arredores de Nova Délhi
30/08/2021 REUTERS/Adnan Abidi
Homem recebe vacina contra Covid-19 em Noida, nos arredores de Nova Délhi 30/08/2021 REUTERS/Adnan Abidi
Foto: Reuters

A Índia já administrou mais de 744 milhões de doses de vacina, 60% de seus 944 milhões de adultos já receberam uma primeira dose e 19% já estão totalmente vacinados com as duas doses necessárias.

O país tem a maior população parcialmente imunizada do mundo, de acordo com o site Our World in Data, graças principalmente a um grande intervalo de 12 a 16 semanas entre as doses, como recomendado pelo governo.

"Existe uma preocupação nos escalões mais altos com uma hesitação iminente com a vacina, já que a maioria está tomando uma única dose e a incidência da doença está em seu menor patamar", disse uma das fontes, que não quiseram ser identificadas.

Um número grande de pessoas deixando de tomar a segunda dose seria particularmente problemático em áreas com pouca quantidade de pessoas infectadas anteriormente, o que significa mais pessoas com menos anticorpos e torna tais comunidades mais vulneráveis, disse o primeiro especialista.

O segundo especialista disse que o Ministério da Saúde orientou os Estados a incentivarem as pessoas a receberem suas segundas doses assim que possível, ou na 12ª semana após sua primeira vacina, ao invés de esperarem a data mais tardia, para tentar impedir que elas percam a segunda dose.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade