PUBLICIDADE

Mundo

Índia derruba satélite com míssil; premiê exalta país como "potência espacial"

27 mar 2019 - 09h03
Compartilhar
Exibir comentários

A Índia derrubou um de seus próprios satélites com um míssil antissatélite nesta quarta-feira, disse o primeiro-ministro, Narendra Modi, apontando o primeiro teste indiano desta tecnologia como um grande avanço que estabelece o país como uma potência espacial.

Premiê da Índia, Narenda Modi
29/11/2018
G20 Argentina/Divulgação via REUTERS
Premiê da Índia, Narenda Modi 29/11/2018 G20 Argentina/Divulgação via REUTERS
Foto: Reuters

A Índia seria somente o quarto país a ter usado tal arma antissatélite, depois de Estados Unidos, Rússia e China, disse Modi em um discurso televisionado à nação.

Tais recursos despertaram temores de instalação de armamentos no espaço e do desencadeamento de uma corrida entre rivais.

O Ministério das Relações Exteriores chinês disse esperar que todos os países "possam proteger seriamente a paz duradoura e a tranquilidade no espaço". Os EUA e a Rússia não quiseram comentar de imediato. O Paquistão, antigo rival indiano, tampouco o fez.

Armas antissatélite permitem ataques a satélites inimigos, cegando-os ou dificultando comunicações, além de criar uma base tecnológica para a interceptação de mísseis balísticos.

"Nossos cientistas abateram um satélite ativo a 300 quilômetros de distância, na órbita baixa da terra", disse Modi no discurso

"A Índia realizou um avanço inédito hoje", afirmou, falando em hindi. "A Índia registrou seu nome como potência espacial".

Modi enfrentará uma eleição geral no mês que vem, e usou o Twitter mais cedo para anunciar seu plano para uma transmissão nacional, dizendo ter um anúncio importante a fazer.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade