PUBLICIDADE

Mundo

Igreja Católica dá ultimato para Ortega na Nicarágua

Bispos deram um mês para diálogo apresentar "resultados"

30 abr 2018 - 17h44
(atualizado às 18h38)
Compartilhar
Exibir comentários

Os bispos da Nicarágua deram um ultimato ao presidente Daniel Ortega: se as negociações entre governo e oposição não apresentarem frutos dentro de um mês, a Igreja Católica abandonará o papel de mediadora da crise no país.

Manifestação de estudantes contra repressão na Nicarágua
Manifestação de estudantes contra repressão na Nicarágua
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"Dissemos ao presidente que, um mês depois do início do diálogo, faremos uma pausa para avaliar a vontade política de implantação dos acordos", afirmou o arcebispo de Manágua, cardeal Leopoldo Brenes, também presidente da Conferência Episcopal da Nicarágua.

Segundo ele, se a Igreja considerar que "não estão sendo dados os passos necessários", dirá ao povo que "não se pode seguir adiante". A mediação dos bispos nicaraguenses foi pedida pelo próprio Ortega, após a onda de protestos que tomou conta do país por causa de um polêmico projeto de reforma previdenciária, já retirado.

No entanto, a repressão por parte das forças de segurança do ex-guerrilheiro sandinista deixou um saldo de 63 mortos em uma semana e manteve a oposição e movimentos estudantis nas ruas. Ainda não há uma data certa para o início das negociações, ou sequer uma agenda definida.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade