Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Governo português elimina educação sexual das escolas

Assunto marcava presença entre os conteúdos essenciais

21 jul 2025 - 16h38
(atualizado às 17h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Indo na contramão do ano anterior, o governo de Portugal, liderado por Luís Montenegro, retirou os conteúdos de educação sexual do novo currículo de educação cívica nas escolas do país.

Assunto retirado pelo governo português marcava presença entre os conteúdos essenciais
Assunto retirado pelo governo português marcava presença entre os conteúdos essenciais
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

As autoridades lusitanas removeram o tema da lista de disciplinas principais, mas deixou outras intactas, como direitos humanos, desenvolvimento sustentável, educação financeira, saúde, mídia, segurança no trânsito, pluralismo e diversidade cultural.

O governo português buscava há anos eliminar referências à sexualidade, pois o próprio primeiro-ministro da nação defendeu que estava repleta de "limitações ideológicas" que precisavam ser retiradas.

Em fevereiro, com o voto favorável de todos os partidos de direita, o Parlamento revogou a circular ministerial de 2023 que continha "diretrizes para o pessoal docente e não docente para uma escola mais inclusiva".

O documento recomendava, entre outras coisas, o respeito aos nomes escolhidos pelos alunos e à sua identidade de gênero. Nas escolas portuguesas, a chamada Educação Cívica é ensinada como uma disciplina separada para alunos entre 10 e 15 anos. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade