PUBLICIDADE

Mundo

Governo Macron vence moção de censura provocada por escândalo de guarda-costas

31 jul 2018 - 15h19
(atualizado às 16h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da França derrotou com folga nesta terça-feira duas moções de censura apresentadas por parlamentares da oposição por causa da maneira como Paris lidou com um escândalo envolvendo o guarda-costas de Emmanuel Macron, confirmando a maioria sólida do presidente.

Macron concede entrevista em Paris
 17/7/2018    REUTERS/Gonzalo Fuentes/Divulgação
Macron concede entrevista em Paris 17/7/2018 REUTERS/Gonzalo Fuentes/Divulgação
Foto: Reuters

A moção apoiada pelo partido de oposição conservador obteve 143 votos, muito menos do que os 289 necessários para depor o governo.

Uma segunda votação da moção dos opositores de esquerda reuniu apenas 74 votos, encerrando uma quinzena turbulenta na política francesa provocada por um vídeo que mostrou o guarda-costas espancando manifestantes e desencadeou a crise mais séria do mandato de Macron.

O partido de Macron, A República em Marcha, tem maioria absoluta na câmara baixa da Assembleia Nacional.

Apesar da vitória parlamentar, o que ficou conhecido como o "Caso Benalla", assim batizado por causa do guarda-costas Alexandre Benalla, impactou a Presidência Macron, afetando sua popularidade e prejudicando o cronograma de partes de sua agenda.

O presidente de 40 anos foi criticado por demitir o funcionário só depois que o vídeo que o mostra agredindo um manifestante durante o feriado de Primeiro de Maio usando equipamento da polícia foi revelado pela imprensa, minando sua afirmação de que está construindo uma "república exemplar".

Além de forçar o governo a adiar uma reforma constitucional, o caso afetou Macron nas pesquisas - atualmente sua popularidade mal chega a 36 por cento, segundo uma sondagem recente. Ele também estimulou uma oposição fragmentada que vinha definhando desde a grande vitória de Macron no ano passado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade