PUBLICIDADE

Mundo

Governo italiano defende teto ao preço do gás natural

26 abr 2022 - 17h07
(atualizado às 17h34)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo italiano defendeu nesta terça-feira (26) a necessidade de impor um teto temporário ao preço do gás natural para conter a disparada no custo da energia.

Governo italiano defende teto ao preço do gás natural
Governo italiano defende teto ao preço do gás natural
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Como Itália, continuaremos lutando na Europa com todas as nossas forças. Um teto europeu no preço do gás será para proteger famílias e empresas contra especulações que não permitiremos", escreveu o ministro das Relações Exteriores, Luigi Di Maio, no Facebook.

De acordo com o chanceler italiano, "o teto do preço do gás é uma proposta de bom senso para proteger" todos os cidadãos e, portanto, o governo precisa apoiar.

Para Di Maio, a Europa e a Itália precisam se unir para alcançar esse resultado o mais rápido possível". "A Europa melhora travando batalhas concretas como esta", enfatizou.

Ontem, o comissário econômico do bloco, Paolo Gentiloni, afirmou que a UE planeja reduzir a dependência do gás e petróleo até o fim do ano e cessar completamente o uso até 2027.

Atualmente, a Rússia é o maior exportador mundial de petróleo e o maior exportador de gás para a Europa. Por causa da guerra na Ucrânia, os países da UE e os Estados Unidos querem zerar suas importações, medida que pressionará o preço de commodities de energia no mercado internacional.

Desde o início da invasão, em 24 de fevereiro, a Itália tem negociado com mais países para o fornecimento de gás e, segundo estimativas do governo, a independência do combustível da Rússia deve ocorrer no período entre 24 e 36 meses.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade