PUBLICIDADE

Mundo

Governo italiano afrouxa regras anti-Covid de mais 8 regiões

Novas regras entrarão em vigor a partir de 6 de dezembro

4 dez 2020 - 15h02
(atualizado às 16h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro da Saúde da Itália, Roberto Speranza, determinará nesta sexta-feira (4) em seu novo decreto o afrouxamento das medidas restritivas contra o novo coronavírus Sars-CoV-2 em pelo menos oito territórios do país.

Novas regras entrarão em vigor a partir de 6 de dezembro
Novas regras entrarão em vigor a partir de 6 de dezembro
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

As novas regras entrarão em vigor a partir do próximo dia 6 de dezembro. Com isso, Campânia, Toscana, Vale de Aosta e a província autônoma de Bolzano, que estão classificadas atualmente como "zona vermelha" de risco de transmissão de Covid-19, vão passar para a faixa laranja.

Neste classificação, há um alívio nas restrições e ficam proibidos deslocamentos interregionais e intermunicipais, mas os cidadãos podem circular livremente dentro de seus municípios de residência. Além disso, restaurantes permanecem fechados, mas estão autorizados a funcionar para serviços de retirada e delivery.

No entanto, outras quatro regiões do país - Basilicata, Calábria, Lombardia e Piemonte - não mudam de status e permanecem na faixa laranja no mapa da pandemia na Itália. Abruzzo, por sua vez, é a única região que ainda continua na zona vermelha desde o dia 18 de novembro.

Com a nova classificação, o ministro da Saúde também determinou o afrouxamento das regras em Emilia-Romagna, Friuli Veneza Giulia, Marcas, Puglia e Úmbria. Todas as regiões passam da área laranja para a zona amarela, cujas restrições incluem apenas as regras de alcance nacional, como um toque de recolher entre 22h e 5h da manhã seguinte.

A Itália é um dos países mais afetados pela segunda onda do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Ao todo, o país totaliza quase 1,7 milhão de casos confirmados e pouco mais de 58 mil mortes. A curva, porém, vem desacelerando desde novembro por causa das medidas restritivas, mas o governo já anunciou diversas regras para as festividades de fim de ano.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade