PUBLICIDADE

Mundo

'Fui espancado diversas vezes pelos líderes', diz ex-integrante do Hamas

Mosab Hassan Yousef é filho mais velho de um dos fundadores do Hamas e testemunhou a criação do grupo extremista

27 nov 2023 - 07h49
(atualizado às 08h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Mosab Hassan Yousef
Mosab Hassan Yousef
Foto: Reprodução/TV Globo

Mosab Hassan Yousef, filho mais velho de Hassan Yousef, um dos fundadores do Hamas, contou em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, exibida no domingo, 26, que testemunhou a criação do grupo extremista na própria casa, na Cisjordânia, e, por um tempo, seguiu os passos do pai.

"Era o negócio da família, o meu destino estava ligado ao futuro do Hamas. (...) [O grupo] fornecia segurança, prestígio, status, todo o conforto. Então, o Hamas era tudo para mim", afirma Mosab.

Ele contou, no entanto, que, desde a infância, não aprovava "a disciplina rígida" do grupo. "Se você violar as leis do Hamas, será punido", relembra.

"Tive problemas com os princípios e a ideologia restrita do Hamas. Fui espancado diversas vezes pelos líderes. Uma vez, eu fui amarrado a um poste e chicoteado com o fio de um eletrodoméstico. Eu tinha uns 8, 10 anos nessa época", acrescenta.

Aos 18 anos, Mosab foi preso pelas Forças de Defesa de Israel e passou 16 meses numa penitenciária israelense. Foi nesse momento que ele afirma que viu pessoas do Hamas torturarem e matarem palestinos e fez com que ele se tornasse espião do Shin Bet, serviço de segurança interna de Israel, para prender integrantes do Hamas que faziam atentados com explosivos. Ele trabalhou como espião por 10 anos.

"Não me senti culpado porque me perguntei: 'Como poderia estar errado ao salvar uma vida humana? Como isso poderia estar errado?'", destaca.

Para Mosab, o Hamas tem travado uma guerra santa contra os judeus: "Não lutam por território, por uma pauta nacional ou por política. O Hamas não se preocupa com civis palestinos. Quanto mais crianças morrem, mais irritado o mundo fica com Israel". Atualmente, Mosab mora nos Estados Unidos.

Entenda o conflito envolvendo Israel, Palestina e Hamas Entenda o conflito envolvendo Israel, Palestina e Hamas

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade