Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

França oferece inteligência à Ucrânia após suspensão de Washington

6 mar 2025 - 08h36
Compartilhar
Exibir comentários

A França está oferecendo inteligência à Ucrânia, disse o ministro da Defesa, Sébastien Lecornu, nesta quinta-feira, um dia depois que Washington disse que estava suspendendo o compartilhamento de inteligência com Kiev, um esforço para aumentar a pressão sobre o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy.

Os Estados Unidos estão pressionando para que Zelenskiy coopere com a tentativa do presidente Donald Trump de convocar negociações de paz com a Rússia, que invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022.

"Temos recursos de inteligência que usamos para ajudar os ucranianos", disse Lecornu à estação de rádio France Inter.

"Isso foi suspenso desde ontem à tarde", acrescentou, referindo-se ao compartilhamento de inteligência dos EUA com a Ucrânia. "Acho que para nossos amigos britânicos, que fazem parte de uma comunidade de inteligência com os Estados Unidos, a situação é mais complicada."

Lecornu também disse que o estoque de armas nucleares da França, desenvolvido nos primeiros dias da Guerra Fria e projetado para ser independente das potências então dominantes Washington e Moscou, é suficiente.

A França está aberta a discutir a extensão da proteção oferecida por seu arsenal nuclear a seus parceiros europeus diante da ameaça da Rússia à Europa, disse o presidente Emmanuel Macron na quarta-feira.

Ele estava falando na véspera de uma cúpula de líderes europeus que deve se concentrar em questões de Ucrânia e defesa.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade