Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Foz do Iguaçu ganhará filial de museu francês Centro Pompidou

Instalação latino-americana será aberta em 2027

28 mai 2025 - 13h33
(atualizado às 14h07)
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil e a França assinaram um acordo para a criação, até o final de 2027, de um futuro Centro Pompidou, uma espécie de filial sul-americana de um dos museus mais importantes de arte moderna e contemporânea do mundo.

O Centro Pompidou Brasil será construído em Foz do Iguaçu, próximo das famosas Cataratas, no estado do Paraná, anunciou o Ministério da Cultura francês nesta quarta-feira (28).

"Este projeto excepcional é o ápice de uma relação de confiança com o estado do Paraná e de um compromisso compartilhado com a arte contemporânea. Ele demonstra a força internacional do Centro Pompidou e a força dos laços culturais entre a França e o Brasil", declarou o presidente do Centro Pompidou, Laurent Le Bon, citado pela agência de notícias francesa, AFP.

O anúncio é feito em um ano considerado especial para o grande museu parisiense, cujo projeto é de Renzo Piano e Richard Rogers. Em setembro, o Centro Pompidou se prepara para fechar suas portas para uma vasta campanha de renovação que deverá durar cinco anos.

"No alvorecer de sua metamorfose e do fechamento deste edifício emblemático no coração de Paris, esta criação representa o desejo do Centro de fazer circular seu acervo e a riqueza de sua programação multidisciplinar, em um espírito de diálogo entre culturas e com o objetivo de tornar a arte acessível a um número cada vez maior de pessoas em todo o mundo", declarou a ministra da Cultura da França, Rachida Dati.

A política francesa prestou uma homenagem a este "novo exemplo de excelência da engenharia cultural francesa e à crescente reputação do Centro Pompidou em escala global".

O arquiteto paraguaio Solano Benítez projetará o novo museu em Foz do Iguaçu, que entrará para o grupo dos que já foram abertos pelo Centro Pompidou na Espanha, China, Bélgica, Arábia Saudita e, em breve, na Coreia do Sul.    

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade