Script = https://s1.trrsf.com/update-1785845726/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Febre do eclipse toma conta de Espanha e Islândia enquanto milhões se preparam para "evento do século"

12 ago 2026 - 08h23
(atualizado às 09h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Milhões de ‌pessoas na Espanha e na Islândia se preparavam para testemunhar um eclipse solar total na quarta-feira, levando seus óculos de proteção e viajando para regiões onde esse raro evento astronômico pode ser observado na íntegra.

O fascínio dos seres humanos pelos eclipses é amplamente documentado. Historicamente, o escurecimento repentino do céu costumava ⁠ser interpretado como um presságio, uma batalha cósmica ou um sinal do poder ‌divino.

Os observadores do céu dos dias de hoje buscam vivenciar a mesma sensação misteriosa quando o dia se transforma brevemente em crepúsculo e alguns ‌animais ficam em silêncio enquanto a Lua passa ‌diretamente entre a Terra e o Sol.

"Espero que esta noite veja ⁠o surgimento de uma maravilhosa geração de astrofísicos", disse Juan Cruz, secretário de Estado da Ciência da Espanha. "É um momento muito especial."

Autoridades esperavam até 6 milhões de visitantes, principalmente em áreas rurais ao longo da trajetória do eclipse pelo norte da Espanha e pelas Ilhas Baleares, disse Cruz. Na Espanha, o ‌eclipse será seguido rapidamente pelo pôr do Sol, tornando o evento particularmente atraente.

Como o ‌eclipse deste ano coincide ⁠com um dos ⁠períodos de maior risco para incêndios florestais, a Espanha lançou uma operação policial em grande ⁠escala e uma campanha de segurança ‌pública.

O governo também vê isso ‌como uma oportunidade de divulgar regiões pouco visitadas e ajudar a amenizar as preocupações com o excesso de turismo na costa, redistribuindo as multidões para longe dos resorts de praia saturados.

A Península Ibérica viu um ⁠eclipse solar total pela última vez em 1912. Está previsto que ocorra outro em 2 de agosto de 2027 e um eclipse anular em janeiro de 2028, completando o chamado "Trio de Eclipses Ibéricos".

Em Reykjavik, capital da Islândia, os óculos para eclipse estão esgotados há ‌dias, e o país nórdico, com cerca de 400 mil habitantes, espera receber até 80 mil visitantes.

Uma estreita faixa de totalidade atingirá a costa mais ⁠ocidental da Islândia por volta das 17h44 (14h44 no horário de Brasília), antes que a sombra da Lua se desloque rapidamente para o leste.

A totalidade durará até 2 minutos e 13 segundos no extremo oeste, embora a maioria das cidades tenha períodos mais curtos de escuridão. As autoridades alertaram para o tráfego intenso e recomendaram que os espectadores cheguem cedo.

A agência espacial norte-americana Nasa planeja voar com uma aeronave WB-57 em alta altitude a partir da Islândia para acompanhar a sombra da Lua, e equipes financiadas pela Nasa lançarão balões para estudar como a escuridão repentina e o resfriamento afetam a baixa atmosfera.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra