PUBLICIDADE

Europa

Ucranianos chamam Putin de “Putler”, comparando-o a Hitler

Valdimir Putin aparece em vários cartazes na cidade com o bigode e cabelos típicos do líder nazista

22 abr 2014 - 11h44
(atualizado às 11h46)
Compartilhar
Exibir comentários

A Praça da Independência em Kiev é cenário dos principais protestos (e os primeiros) ocorridos na Ucrânia este ano. Agora, a chamada Yolka, ou “Árvore de natal”, uma estrutura de metal que fica no centro do lugar, ganhou um novo rosto: “Putler”, uma mistura entre o presidente russo Vladimir Putin e o líder nazista alemão, Adolf Hitler (1889-1945). As informações são do Mashable.

Manifestantes ucranianos carregam cartazes e imagens alteradas do líder russo com o cabelo e o bigode típicos do nazista e afirmam que não há dúvidas sobre o que “o inimigo realmente é”.

“Nós o chamamos de Putler. Ele é um canalha”, diz um manifestante pró-Europa para o site.

Ao todo, a Ucrânia perdeu um sexto de sua população durante a Segunda Guerra Mundial, e o fantasma de Hitler está em toda parte, ainda mais agora com a nova “cara” do líder nazista.

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

Na praça de Kiev, capital ucraniana, ainda há sinais das lutas travadas entre manifestantes e o governo deposto de Viktor Yanucovitch, iniciadas no começo deste ano: homens armados e uniformizados caminham entre as pilhas de pneus ainda servindo como barricadas, “santuários” de fotos dos "Heavenly Hundred" - os 100 manifestantes que morreram lutando contra as forças do governo e bancas improvisadas também podem ser vistas, com as balas e estilhaços recolhidos a partir da luta contra Yanukovych.

Nos últimos anos, George W. Bush, Barack Obama, e o presidente sírio, Bashar al-Assad já sofreram com a comparação. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade