PUBLICIDADE

Europa

Turquia abre fronteira aos curdos que fogem de jihadistas

O número de curdos na fronteira diminuiu em relação a quinta-feira à noite, quando a estimativa era de cerca de 3 mil

19 set 2014 - 10h11
(atualizado às 14h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Centenas de refugiados curdos estão na fronteira da Turquia nesta sexta-feira
Centenas de refugiados curdos estão na fronteira da Turquia nesta sexta-feira
Foto: Stringer / Reuters

Quase mil curdos sírios se reuniram na fronteira da Síria com a Turquia nesta sexta-feira, buscando abrigo após combatentes do Estado Islâmico terem tomado 21 vilas e cercado uma cidade curda no norte sírio, disse uma testemunha ouvida pela Reuters.

A multidão, composta majoritariamente de mulheres e crianças, ficou rente a uma barreira de arame farpado do lado sírio da fronteira, do outro lado da divisa com a cidade de Dikmetas, localizada a cerca de 20 quilômetros da cidade curdo-síria de Ayn al-Arab, também conhecida como Kobani.

O ataque a Kobani levou militantes curdos a convocarem jovens do sudeste da Turquia, na maioria curdos, para se unirem à luta contra o Estado Islâmico (EI), e ocorre dias após militares dos EUA terem dito que a ajuda dos curdos sírios seria necessária contra os rebeldes islâmicos.

O número de curdos na fronteira diminuiu em relação a quinta-feira à noite, quando a estimativa era de cerca de 3 mil, mas mais pessoas estavam chegando a pé vindas de vilarejos próximos, carregando seus pertences em sacolas, disseram testemunhas. Forças de segurança turcas não estavam permitindo que eles cruzassem a fronteira.

“O tempo estava frio durante a noite, então a maioria voltou para suas vilas. Eles começaram a voltar para a fronteira de manhã”, disse Halil, um homem de cerca de 40 anos que estava do lado turco da fronteira.

Soldados turcos armados com rifles formaram uma linha para manter a segurança na fronteira, mas permitiram que pessoas do lado turco entregassem, de seu lado da cerca, água e comida para os deslocados sírios.

“As pessoas estão continuando a vir a pé e em veículos. Esperamos que esses números cresçam para 3 mil a 4 mil”, disse o representante municipal Huseyin Gundogdu.

Segundo ele, autoridades militares e funcionários humanitários visitaram a área e estavam avisando os curdos-sírios que eles receberiam ajuda perto do lado sírio da fronteira, perto de Kobani.

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, disse que os governadores das províncias fronteiriças na Turquia, onde militantes curdos se insurgiram por décadas em busca de maior autonomia, haviam recebido ordens de auxiliar os refugiados no lado sírio da fronteira.

“Estamos prontos para ajudar nossos irmãos que chegam à fronteira independentemente de sua etnia, religião ou seita. Mas nossa prioridade é entregar essa ajuda do lado sírio da fronteira”, disse ele a repórteres na capital Ancara, na quinta-feira.

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse na semana passada que não hesitaria em bombardear o Estado Islâmico, que tem utilizado a Síria como uma base para avançar com seu plano de remodelar o mapa do Oriente Médio de acordo com uma visão extremista do Islã sunita.

A Turquia já abriga 1,5 milhão de refugiados em seu território. 

Estado Islâmico capturou 60 cidades curdas em 48 horas

Os jihadistas do Estado Islâmico capturaram 60 cidades curdas perto da fronteira com a Turquia em uma ofensiva nos últimos dois dias, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"Nas últimas 48 horas, eles se apoderaram de 60 cidades, 40 apenas nesta sexta-feira", afirmou diretor da ONG, Rami Abdel Rahman.

"Os combatentes curdos estão batendo em retirada porque está em menor número", acrescentou.

Com informações da Reuters e AFP. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade