PUBLICIDADE

Papa Francisco

Papa Francisco lamenta desigualdade e 'fome de verdades'

8 jun 2013 - 18h43
(atualizado às 18h56)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Na tarde deste s&aacute;bado, o Papa se encontrou com o&nbsp;presidente da It&aacute;lia, Giorgio Napolitano, e pediu aos italianos que voltem a confiar na pol&iacute;tica</p>
Na tarde deste sábado, o Papa se encontrou com o presidente da Itália, Giorgio Napolitano, e pediu aos italianos que voltem a confiar na política
Foto: AP

"Quanta desigualdade, fome de comida e de verdades no mundo", exclamou neste sábado à noite o papa Francisco, denunciando os "vários ídolos" da época moderno e fazendo um apelo pela redescoberta dos "Dez mandamentos" da Bíblia.

Em uma mensagem de vídeo para uma multidão de fiéis reunida em Milão, dentro da iniciativa "Dez lugares para Dez mandamentos", o Papa dedicou pela primeira vez uma mensagem aos dez mandamentos confiados por Jeová a Moisés e sobre os quais se fundamenta o monoteísmo judaico-cristão.

A iniciativa foi lançada pelo movimento "A Renovação no Espírito Santo" em dez cidades italianas. "Qual sentido essas palavras têm para nós? O que elas dizem para nossa época agitada que parece querer se livrar de Deus?", questionou.

"A palavra 'mandamento' não está na moda! Para o homem de hoje, ela revela um sentido negativo, a vontade de alguém que impõe limites, que colocam obstáculos à vida! E a História, igualmente recente, é marcada por tiranias, por ideologias, por lógicas que impuseram e oprimiram, que não procuraram o bem do homem, mas o poder, o sucesso, o lucro", acrescentou o Papa.

"Deixem-se guiar pelas dez palavras que iluminam e orientam. Esses dez mandamentos constituem um tipo de código ético", afirmou Francisco.

"Não devemos ver os dez mandamentos como limitações à liberdade, não, não é isso, devemos vê-los como indicações para a liberdade. Eles nos ensinam a evitar a escravidão à qual nos reduzem os tantos ídolos que construímos para nós mesmos". "A verdadeira liberdade não é seguir nossas paixões cegas", lembrou o Sumo Pontífice.

Papa Francisco no Brasil

Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. 

Igreja comenta sobre agenda do Papa no Brasil:

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

Argentino Jorge Mario Bergoglio é o novo papa; veja fotos

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade