PUBLICIDADE

Papa Francisco

Francisco completa 77 anos com toque argentino

17 dez 2013 - 12h29
Compartilhar

O papa Francisco festeja nesta terça-feira 77 anos no Vaticano com um toque argentino, graças à visita de representantes do San Lorenzo, time de futebol do qual é torcedor, e à programação de seus tangos preferidos na emissora da Santa Sé.

Para o primeiro aniversário que Jorge Mario Bergoglio festeja como sumo pontífice não foram programados atos especiais. O papa preferiu iniciar o dia ao lado de quatro moradores de rua, com os quais tomou café da manhã na Casa Santa Marta, sua residência no Vaticano.

Para criar um clima familiar e simples, respeitando seu estilo informal, os funcionários da residência participaram no café da manhã, segundo um comunicado do Vaticano.

Os moradores de rua passaram o dia na área do Vaticano a convite do esmoleiro oficial do papa, o religioso polonês Konrad Krajewski, que os conhece por oferecer ajuda com frequência.

Milhares de pessoas, de autoridades a simples fiéis, enviaram mensagens de afeto ao papa argentino pelo Twitter.

O papa é o segundo líder mundial com mais seguidores no Twitter, depois do presidente americano Barack Obama, e sua conta @Pontifex - disponível em espanhol, inglês, italiano, português, francês, latim, alemão, polonês e árabe - tem 10,75 milhões de seguidores.

"Buon compleanno Papa Francesco, tanti auguri @pontifex, feliz cumpleaños Santità": estas são algumas das mensagens.

No domingo, as crianças do dispensário do Vaticano, cantaram feliz aniversário ao papa na sala Paulo VI, segundo a imprensa italiana.

Peregrinos de todas as nacionalidades visitaram nesta terça-feira a Praça de São Pedro para festejar com cantos e mensagens carinhosas. Durante o dia, grupos de católicos participarão em uma jornada de orações na igreja romana de São Lourenço promovida pelos chamados "Papa Boys".

Mas com certeza um dos presentes mais apreciados será receber uma réplica da taça de campeão argentino do San Lorenzo, time do coração do papa, que conquistou o torneio Apertura no domingo passado.

Uma delegação do San Lorenzo será recebida durante a tarde no Vaticano para entregar a réplica ao torcedor mais ilustre do clube.

"Que alegria", afirmou o pontífice ao ser informado na manhã de segunda-feira sobre a conquista do time.

Apesar da tradição de festejar o nome do santo, a página oficial do Vaticano na internet e a Rádio Vaticano prestaram homenagem ao papa Bergoglio.

A emissora incluiu na programação uma série de tangos, entre eles "Por una cabeza" de Carlos Gardel, um de seus preferidos.

Um vídeo, preparado pelo Centro de Televisão do Vaticano e disponibilizado de modo gratuito para todos os meios de comunicação, dedicado ao papa que "veio do fim do mundo", reúne as imagens mais belas e significativas dos nove meses de pontificado: desde 13 de março, dia da eleição, passando pelo histórico abraço entre dois pontífices com Bento XVI e sua primeira viagem ao exterior, ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade