PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Papa Francisco

Cardeais espanhóis querem Conclave rápido, diz embaixador no Vaticano

Em entrevista no Palácio da Espanha, Eduardo Gutiérrez falou sobre encontro com os cardeais espanhóis antes do Conclave

11 mar 2013 - 18h46
(atualizado em 12/3/2013 às 05h41)
Compartilhar
Exibir comentários
O representante espanhol recebeu os cinco cardeais com direito a voto para um 'jantar informal' no Palácio da Espanha
O representante espanhol recebeu os cinco cardeais com direito a voto para um 'jantar informal' no Palácio da Espanha
Foto: Reprodução / Terra

O embaixador da Espanha no Vaticano, Eduardo Guitérrez, disse ao Terra que os cardeais de seu país querem que o Conclave que começa nesta terça-feira para eleger o novo papa seja rápido. O representante espanhol recebeu os cinco cardeais com direito a voto para um “jantar informal” no Palácio da Espanha, sede da diplomacia hispânica na Santa Sé.

“Eles estão cheios de esperança e querem encontrar o melhor papa possível para a Igreja”, disse Gutiérrez. Ao ser questionado sobre se os eleitores espanhóis deram alguma indicação sobre os favoritos, o embaixador limitou-se a dizer que eles querem que a escolha seja rápida. “Um cardeal, por definição, é discreto, e um embaixador da mesma forma. Eles têm consciência da importância da eleição e querem que seja rápida, que o Conclave não se prolongue demais”, afirmou.

“Eu acredito que todos os cardeais que entram no Conclave são papáveis. Obviamente, a imprensa fala mais de um do que de outro, mas não se podem descartar surpresas”, afirmou o espanhol.

Eduardo Gutiérrez representa os 30 espanhóis entre os 500 habitantes do Vaticano. Além disso, é o principal elo entre o governo da Espanha e a Igreja Católica. “A embaixada cumpre a função típica de representar o Estado espanhol e seguir os acontecimentos da Santa Sé”, disse.

O embaixador relatou como foi o encontro de 15 minutos que manteve com o agora Papa emérito Bento XVI. “Foi uma reunião cordial na qual repassamos as relações entre os dois países. Foi uma reunião de trabalho. O Papa emérito é uma pessoa muito afável e me proporcionou uma grande comodidade estar junto a ele.”

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade