PUBLICIDADE

Árvore de Natal alemã decora Praça de São Pedro no Vaticano

13 dez 2013 15h50
Publicidade

Um enorme pinheiro de Natal, presente da cidade alemã de Waldünchen, na Baviera, teve a iluminação acesa pelo papa Francisco nesta sexta-feira, uma "prova da proximidade espiritual e da amizade entre a Alemanha e a Santa Sé", comemorou o pontífice.

Com 25 metros de altura, o pinheiro, colocado do centro da praça de São pedro, cresceu nas florestas da Baviera, sul da Alemanha, e da República Tcheca - ganhando do Papa o título de "internacional".

Em seu primeiro Natal, Francisco - que comemorará seus 77 anos na próxima terça-feira - usou o pinheiro bávaro para homenagear o papa emérito Bento XVI, recluso em Castel Gandolfo.

O presépio - exibido ao público na noite de 24 de dezembro - foi ofertada ao Vaticano por um artista napolitano que optou pela "simplicidade" adotada pelo papa franciscano. As comemorações da noite de Natal não terão inovações.

O alto custo do presépio já foi alvo de muitas críticas. Por isso, em 2012, a decoração foi um presente da região italiana de Basilicate, e por patrocinadores particulares.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Publicidade