PUBLICIDADE

Europa

Presidente sérvio cancelou visita ao papa por café derramado

Copiloto derramou café no painel de controle do avião e, sem querer, acionou um botão de emergência que causou uma perda súbita de altura

21 abr 2015 - 13h50
(atualizado às 16h29)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Encontro do presidente da Sérvia, Tomislav Nikolic, com o papa Francisco foi cancelado por causa de um café derramado no painel do avião</p>
Encontro do presidente da Sérvia, Tomislav Nikolic, com o papa Francisco foi cancelado por causa de um café derramado no painel do avião
Foto: Reuters

A investigação em torno do problema apresentado pelo avião do presidente da Sérvia, Tomislav Nikolic, enquanto o político viajava para a Itália, onde se encontraria com o papa Francisco, mostrou que o copiloto derramou café sobre o painel de controle da aeronave.

Siga o Terra Notícias no Twitter

A visita teve que ser cancelada por questões de segurança e, depois do incidente, o Departamento de Aviação Civil iniciou uma investigação para entender o que aconteceu com o avião Falcon 50 da presidência.

A investigação apontou que o copiloto derramou café sobre o painel de controle e, ao tentar limpá-lo, acionou sem querer um botão de emergência que causou uma perda súbita de altura, informou nesta terça-feira a agência de notícias sérvia "Tanjug".

"Comecei a limpar o painel de controle e acidentalmente ativei um botão de emergência que desativou o piloto automático, e a aeronave começou a perder altura", afirmou o copiloto Bojan Zoric, segundo o relatório da investigação.

Durante a queda, aconteceu uma breve parada de um dos três motores do avião e houve pânico entre os passageiros, mas os pilotos conseguiram estabilizar o avião (que está em funcionamento há 34 anos) para depois aterrissar em Belgrado.

Este incidente, que aconteceu na última sexta-feira, quando o avião se dirigia a Roma para uma visita oficial ao Vaticano, obrigou o cancelamento do encontro entre Nikolic e o papa Francisco.

O copiloto foi suspenso de suas funções por abandonar "normas e procedimentos regulamentados, e desta maneira pôr em perigo a segurança do voo".

Em um primeiro momento, o escritório de imprensa de Nikolic atribuiu o ocorrido a uma avaria em um dos motores do avião.

A visita do presidente sérvio ao Vaticano foi adiada até que as partes encontrem uma nova data.

Papa Francisco ganha estátua de cera e confunde franceses:

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade