PUBLICIDADE

Europa

Premiê turco condena 'mentiras' de Israel sobre Gaza

Afirmações foram feitas durante reunião em que Erdogan lançou sua campanha eleitoral, em Istambul

11 jul 2014 - 12h56
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O primeiro-ministro da Turquia e candidato presidencial, Tayyip Erdogan faz um discurso durante uma reunião para lançar a sua campanha eleitoral em Istambul, nesta sexta-feira, 11 de julho</p>
O primeiro-ministro da Turquia e candidato presidencial, Tayyip Erdogan faz um discurso durante uma reunião para lançar a sua campanha eleitoral em Istambul, nesta sexta-feira, 11 de julho
Foto: Murad Sezer / Reuters

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou nesta sexta-feira Israel de conduzir uma política baseada em "mentiras" sobre os bombardeios contra a Faixa de Gaza.

"Ele (Israel) diz que (o Hamas) dispara foguetes. Mas alguém morreu?", questionou Erdogan, que discursava para partidários reunidos em Istambul, antes de acrescentar que "o número de palestinos que vocês (Israel) mataram chegou a 100. Sua vida (a vida de Israel) é baseada em mentiras. Não é honesta".

Erdogan defende nova constituição caso seja eleito presidente

O primeiro-ministro turco também anunciou nesta sexta-feira que vai estimular a elaboração de uma nova constituição, se for eleito presidente nas eleições de 10 de agosto.

"Uma nova constituição para uma nova Turquia será uma de nossas prioridades (...) Uma nova constituição significa um novo futuro", disse o premiê diante de milhares de seguidores em um ato pré-eleitoral em Istambul.

Uma mudança de constituição pode dar a Erdogan maiores poderes como presidente, figura essencialmente protocolar até o momento.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade