PUBLICIDADE

Europa

Político irlandês é 1º gay a se tornar ministro no país

Irlanda tornou-se mais liberal recentemente, à medida que a influência da Igreja junto ao público diminuiu

18 jan 2015 - 12h23
(atualizado às 14h22)
Compartilhar
Exibir comentários
<p><span style="font-size: 15.4545450210571px;">Ministro da saúde da Irlanda, Leo Varadkar, de 36 anos</span></p>
Ministro da saúde da Irlanda, Leo Varadkar, de 36 anos
Foto: Brian Lawless / AP

Um dos mais proeminentes políticos da Irlanda, tornou-se o primeiro ministro a anunciar que é homossexual, quatro meses antes de um referendo sobre a aprovação de casamento entre pessoas do mesmo sexo, no país católico tradicionalmente conservador.

O ministro da saúde, Leo Varadkar, de 36 anos, que é visto como um dos principais candidatos para suceder o primeiro-ministro Enda Kenny, de 63 anos, como líder do partido governante Fine Gael, fez o anúncio em uma entrevista com a emissora de TV estatal, RTE, no domingo.

“Sou homossexual. Isso não é segredo, mas não é algo que todos necessariamente saberiam,” disse Varadkar.

A Igreja Católica Romana dominou a política irlandesa até a década de 1980 e o país só legalizou atos homossexuais em 1993.

Mas a Irlanda tornou-se muito mais liberal recentemente, à medida que a influência da Igreja junto ao público diminuiu, depois de uma série de escândalos de abuso sexual em crianças.

Varadkar, que nasceu em Dublin, filho de mãe irlandesa e pai indiano, disse que apoia o referendo de igualdade no casamento, que as pesquisas de opinião apontam que será aprovado tranquilamente, mas não teria lugar de destaque na campanha do governo.

Descubra onde ser homossexual é um crime passível de pena de morte Descubra onde é legal e ilegal ser gay no mundo

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade