PUBLICIDADE

Europa

Paris: após heroísmo, jovem do Mali ganha cidadania francesa

Ele salvou diversos judeus de ataque a mercado em Paris

20 jan 2015 - 15h14
(atualizado às 15h15)
Compartilhar
Exibir comentários
O funcionário do mercado em Porte de Vincennes teve coragem e frieza para, durante o atentado, esconder em uma câmara frigorífica, vários clientes que estavam no local
O funcionário do mercado em Porte de Vincennes teve coragem e frieza para, durante o atentado, esconder em uma câmara frigorífica, vários clientes que estavam no local
Foto: Time.com / Reprodução

O jovem muçulmano Lassana Bathily receberá na noite desta terça-feira (20) a cidadania francesa - após salvar vários judeus da morte em um mercado kosher em Paris. Bathily, que nasceu no Mali, ganhará o título de cidadão das mãos do ministro do Interior, Bernard Cazeneuve.

O funcionário do mercado em Porte de Vincennes teve coragem e frieza para, durante o atentado, esconder em uma câmara frigorífica, vários clientes que estavam no local - enquanto o jihadista Amedy Coulibaly ameaçava matar as quatro vítimas.

"Subi da câmara, abri a porta e diversas pessoas entraram comigo. Eu apaguei a luz e desliguei o congelador. Coloquei-os ali dentro e depois disse: "vocês fiquem calmos, que eu vou sair"", contou Bathily à BFM TV. Ele ainda comentou que teve a ideia de sair pelo elevador e escapar, mas a maior parte das pessoas ficou com medo. Então, o malinês decidiu sair sozinho e, já fora do mercado, teve outro gesto que ajudou a encerrar a operação policial. Ele entregou as chaves das portas de acesso ao mercado para os militares, uma das razões do êxito da operação. O número de pessoas salvas pelo jovem ainda não é conhecido. As autoridades locais falam em "seis pessoas com um bebê". Já a BFM, afirma que havia 15 reféns.

Cartunistas discutem limites da liberdade de expressão:

O Conselho Representativo das Instituições Judaicas da França emitiu um comunicado dizendo que Bathily fez um ato heróico e afirmando que as quatro vítimas do ataque eram homens: Yoav Hattab, Philippe Braham, Yohan Cohen e François-Michel Saada.

Nas redes sociais, vários usuários pedem que o jovem receba a mais alta distinção do país, a medalha da Legião da Honra.

Novos áudios de Coulibaly

A rádio RTL divulgou novos áudios com o terrorista Amedy Coulibaly, enquanto ele estava no mercado kosher. Quase que se justificando, o jihadista usa uma retórica de defesa do Estado Islâmico (EI, ex-Isis) e diz que sua ação é uma vingança contra as ações de combate na Síria, Mali, Iraque e Afeganistão.

"Eles têm que parar de atacar o Estado Islâmico, eles têm que parar de tirar o véu de nossas mulheres, devem parar de colocar nossos irmãos em prisões inúteis", diz Coulibaly pedindo que os reféns "se manifestem e peçam para deixar os muçulmanos em paz".

Após às 17h, é possível ouvir o jihadista em suas orações, como um "último ritual" antes de massacrar seus reféns.

Foto: Arte Terra

Fonte: ANSA Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade